segunda-feira, 13 de julho de 2009

FERNANDO MERLINO por Isaías di Roma

Se você perguntar para a talentosa e consagrada intérprete Leny Andrade qual é seu pianista preferido, a resposta virá rápida e precisa como uma melodia de Tom Jobim: José Fernando Appolonio Merlino ou, simplesmente, Fernando Merlino.
Merlino é carioca e deve ter crescido em meio às feras que freqüentavam o tradicional Beco das Garrafas. Além de instrumentista talentoso (pianista e tecladista) é arranjador, compositor e produtor musical. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música, aprendeu com mestres como Vilma Graça, Sônia Maria Vieira, Luiz Eça e Maria Teresa Madeira.
Iniciou sua carreira artística tocando em bailes e casas noturnas, como integrante da Orquestra do Maestro Cipó e do grupo de Chiquinho do Acordeon. Em 1980, foi contratado pela TV Globo, tendo gravando diversas trilhas e vinhetas para novelas e programas da emissora. Dois anos depois, começou a fazer parte da banda de Emílio Santiago, em 92 formou seu grupo, Kabbalah, com o qual gravou um CD indicado para o Prêmio Sharp como Melhor Disco de Música Instrumental. Em 1993 montou, com Leny Andrade, o show "Juntos".
Atuou como instrumentista e arranjador, ao lado de Roberto Menescal, em gravações de discos da venezuelana Luz Marina, da japonesa Utsumi Miyuki, do grupo instrumental japonês The Square e da cantora Lisa Ono, além de ter participado dos discos das cantoras Marília e Cris Delanno, lançados no mercado japonês.
Ao longo de sua carreira, acompanhou, em shows e gravações, artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Simone, Chico Buarque, Elba Ramalho, Nélson Gonçalves, Rosa Passos, Leila Pinheiro, Martinho da Vila, Alcione, Fátima Guedes, Beth Carvalho, Wanda Sá, Zeca Pagodinho, Jamelão, Jair Rodrigues, Jorge Aragão, Martinho da Vila, entre (muitos) outros. Atualmente acompanha as cantoras Leny Andrade e Joyce, fez arranjos para canções do novo CD de Jane Duboc e participa do show “50 anos de Bossa Nova”.
Entre as várias decisões cruciais que teve de tomar ao longo da carreira, a mais importante aconteceu em 1997, quando se converteu a Cristo. Desde então, tem direcionado seu enorme talento não apenas a vida artística, que é de onde tira seu sustento, mas também abrilhantando o trabalho de músicos cristãos, entre eles Gerson Borges e Jorge Camargo. Fernando Merlino é referência de músico que concilia profissão e vida cristã de forma exemplar.

Saiba mais sobre o Merlino:



2 comentários:

  1. Além de todas essas qualidades, Merlino é um Ser-humano único, especial. Um amigo desses que a gente guarda dentro do coração e nem o tempo nem a distância conseguem dizer NAO.

    ResponderExcluir
  2. O cara é fera demais!!
    sou fã do músico, da pessoa e principalmente do amigo simples que é!
    mesmo sendo FERNANDO MERLINO, tem amigos como eu e se dedica a eles!

    ResponderExcluir