sábado, 23 de julho de 2011

Vila São Pedro recebe o menestrel Roberto Diamanso na abertura do Sarau 2011



Na Idade Média, menestrel era o artista andarilho ou da corte que, a serviço dos senhores feudais, recitavam versos nas ruas e praças dos vilarejos. Eram conhecidos como os artistas do povo. Hoje, quase não se canta mais em ruas e praças e os senhores feudais foram relegados à história. Mas a saga dos menestréis persiste, continua viva, principalmente em algumas regiões do Brasil.
Roberto Diamanso, sem sobra de dúvidas, é um deles. Este alagoano que se intitula poeta cantadô, é herdeiro legítimo de uma tradicional linhagem de artistas nordestinos cujos contemporâneos mais ilustres são Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo. Diamanso é instrumentista, compositor, estudante de teologia, poeta comprometido com o resgate do folclore nordestino e da cultura brasileira. Quem ouvir qualquer um dos cinco CDs do artista vai encontrar MPB com cara nordestina. Vai se encantar com o sotaque e se deliciar com a mistura de forró pé-de-serra com cordel eco-apocalíptico. Diamanso faz música artesanal com doses generosas de arte, requinte e beleza.
Mas Roberto Diamanso é muito mais que isto (como se já fosse pouco), é um pensador que se mostra atento ao mundo em que vive. Um cristão com um senso de responsabilidade social tão aguçado que o impulsionou a adotar dez crianças e a desenvolver junto com a esposa, um projeto social que atende crianças em Guarulhos, cidade que o acolheu.
Ouvir (e ver) Diamanso é uma experiência única, daquelas que depois de vividas, devem ser guardadas, feito jóia preciosa, naquele baú de preciosidades que todos nós temos em algum canto do coração. Diamanso é um cantador do reino de Deus que nos faz enxergar, com suas músicas cheias de imagens, o que há de belo, puro e poético na alma do sertanejo que há décadas sofre sob o sol inclemente nas caatingas.
Suas histórias, mescladas com humor e poesia, são repletas da sabedoria do homem simples, homem do povo. Suas cantorias são viagens ao som de violas, pandeiros, rabecas e acordeons, que nos faz enxergar um Brasil que raramente vemos em programas de tevê. É coisa linda de se ver, ouvir e guardar.

4 comentários:

  1. Faltou avisar que será na Rua Santa Cruz, 41, Vila São Pedro, SBC.

    estarei lá!

    ResponderExcluir
  2. Evandro, o problema é que eu não tinha esta informação. Só ontem no culto é que ficamos sabendo do local e do horário.

    ResponderExcluir
  3. http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2118908105608.115890.1632941272

    ResponderExcluir