terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia 29, sexta, tem Mesa Redonda e Banda VPC no Sarau



O Artista e Sua Obra – Inspiração, Criação e Trabalho é o tema da mesa redonda que contará com artistas representativos em suas áreas e terá mediação do jornalista Daniel Machado. À mesa estarão o cantor, poeta e pastor Gerson Borges; os músicos profissionais Silas Fernandes e Marcinho Teixeira; o produtor musical e arranjador Vinícius Bertolini; a filósofa, escritora e atriz Kelly Guimarães e o fotógrafo, cantor e compositor Diego Venâncio.
Quem conhece o jornalista que conduzirá os debates já imagina que o bate papo será descontraído, inteligente, com muitas informações relevantes e que dará ênfase à interatividade entre platéia e convidados. Os leitores mais atentos deste blog perceberam que houve uma alteração em relação a programação publicada em post recente. Mas, para alegria geral, não foi alterada a participação de uma banda que, entre outras coisas, começou a transformar, no final da décado de 60, a história da música cristã contemporânea em nosso país, mudou o jeito de se fazer e ouvir música crista e continua influenciando musicas e músicos até os nossos dias: a Banda VPC.
Vencedores por Cristo também revolucionou o uso de instrumentos musicais nos cultos dominicais, incorporando à banda instrumentos considerados impróprios a liturgia de algumas igrejas protestantes. As transformações na música popular cristã e na igreja evangélica foram tamanhas, que existem até pesquisas acadêmicas sobre os efeitos do VPC na cultura brasileira. O Ministério VPC já produziu até o momento um compacto duplo, cinco compactos triplos, dois DVDs e trinta e seis discos (LPs, CDs e Singles), entre eles o emblemático e imprescindível De vento em Popa (1977), o primeiro disco com 100% de músicas compostas por autores nacionais como Sérgio Pimenta, Aristeu Pires, Guilherme Kerr, Edy Chagas e Artur Mendes, e que apostava em ritmos brasileiros, como a bossa e o samba.
Parte integrante do Ministério Vencedores por Cristo, a banda já passou por várias formações nestas mais de quatro décadas de atividade. Em todos estes anos, integraram as equipes de treinamento e os grupos musicais oriundos das mesmas, vários expoentes da música evangélica brasileira, como: Adhemar de Campos, Aristeu Pires Júnior, Gérson Ortega, Guilherme Kerr, João Alexandre, Jorge Rehder, Jorge Camargo, Lamartine Possela Sobrinho, Maurício Caruso, Maurício Domene, Nelson Bomilcar, Sérgio Leoto, Sérgio Pimenta e Wesley Vasques, entre muitos outros.
A nova formação da Banda VPC estreou em 2009 com a seguinte gig: Nos vocais: Patricia Camargo, Géssica Gouveia, Alexandre Abreu e Jader Gudin. No baixo, Alexandre Viriato; na guitarra, Davi Julião; o baterista Emerson Jordão, e o o pianista e arranjador Flávio Cunha completam este time de primeira. Na apresentação certamente não faltarão clássicos que marcaram a trajetória da banda, músicas de Na Forma, último single, e canções que estão sendo preparadas para o próximo projeto.

Sarau da Comuna 2011
Dia 29 (sexta) 19h30
PIB Central de São Bernardo
Rua Nicolau Filizola, 161, Centro. Fone: 4332-2568
Ingresso: 10 reais (válido para sexta e sábado)

2 comentários:

  1. Gostaria de dar um testemunho sobre VENCEDORES POR CRISTO. Nasci em Ituiutaba-MG em 1965. Em 1978 começamos a ter contato com as primeiras canções "Cada Instante", "Calmo Sereno e Tranquilo" e tantas outras que marcaram minha turma de adolescentes da IPI de nossa cidade. Crescemos ouvindo essa boa música. Há alguns anos atrás o SOM DO CÉU em BH homenageou Sergio Pimenta. Grandes músicos compareceram como Nelson Bomilcar, Aristeu Pires e tantos outros. Chorava como menino. Chegamos a desidratar (risos) naquela semana. Dei um abraço consternado no Nelson Bomilcar(Acho que ele me achou louco). Por isso quero agradecer profundamente pelo ministério VPC. Talvez vocês não tenham a dimensão do que representaram pra minha Geração. Mas fui, sou e sempre serei fã. Que vocês continuem a ajudar esta nação no presente, que está tão carente de canções e poesias cristãs verdadeiras, advindas de experiências verdadeiras, pra quer sirvam como um legado que será útil pra gente como meu filho de 15 e minha filha de 10 que aprenderam a cantar canções como "Deus está Presente".

    Deus Abençoe a todos,

    Tico
    Twitter: @Ticouberlandia

    ResponderExcluir
  2. Penso que uma bela maneira de manifestar a alegria de ser filho de Deus e seguidor de Jesus seja através da beleza. Transformar o que é comum em algo único, belo, raro é fazer arte. E o Sarau tem isso, gente interessada em fazer da verdade uma arte, falar a verdade de Cristo de uma forma bela, única e sincera.

    Ahh se fossemos sempre assim, ahh se tivessemos 'Saraus' todos os dias em nossa vida... o mundo certamente seria mais bonito.

    Belo texto Isa!

    ResponderExcluir