quinta-feira, 28 de julho de 2011

Itamar Carneiro Jazz Quartet traz standards de jazz e blues


Seu Francisco sempre gostou de ouvir boa música enquanto trabalhava. Chorinho, seresta, xote e baião ecoavam no velho aparelho de som nas vozes de mestres como Gonzagão, Orlando Silva e Nelson Gonçalves, entre outros. Mas o pequeno Itamar gostava mesmo era quando o pai colocava na velha vitrola as emocionantes valsas de Bid e Marçal ou sintonizava no dial a mineirice de Milton Nascimento.
As horas passadas na oficina do pai e o contato com músicas da melhor qualidade devem ter surtido efeito na alma do garoto porque Itamar Carneiro resolveu dar continuidade ao processo de aprendizagem musical comprando sua primeira guitarra, aos 15 anos, e decidindo investir mais seriamente no projeto de se tornar músico.
Nesta época conheceu o guitarrista Sérgio Leão, com quem estudou durante cinco anos no Conservatório Padre José Maurício, e passou a ouvir Larry Corill, Toninho Horta, para citar alguns. No tempo em que estudou com o talentoso Sérgio Leão, teve o privilégio de tocar, em audições e apresentações em teatros da região do ABC, temas de Cole Poter, Miles Davis, John Coltrane, Chico Buarque, Tom Jobim e Edu Lobo. Após se formar no Conservatório, buscou aperfeiçoamento na FAAM, onde teve como professor o guitarrista Marcelo Gomes e na Fundação das Artes. Há três anos estuda com o virtuose Jorge Ervolini.
Foi nos corredores da Fundação das Artes, importante centro de formação de músicos localizado no ABC Paulista, que nasceu o “Itamar Carneiro Jazz Quartet” na estrada há cerca de cinco anos. Sua formação é inspirada na velha e boa gig de jazz e conta com Itamar Carneiro na guitarra, Rodrigo Braga no piano, Fábio Freitas no baixo acústico e Guilherme Góes na bateria. Itamar é um daqueles músicos que aposta no aprendizado contínuo, no aperfeiçoamento diário e concentra suas energias nisso. Sua música aborda as coisas simples da vida como a amizade, natureza, a poesia presente nos detalhes que, às vezes, nos escapa aos olhos. É nas imagens do cotidiano que busca inspiração para suas composições e improvisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário