sexta-feira, 17 de julho de 2009

ITAMAR CARNEIRO por Isaías di Roma

Seu Francisco sempre gostou de ouvir boa música enquanto trabalhava. Chorinho, seresta, xote e baião ecoavam no aparelho de som nas vozes de mestres como Gonzagão, Orlando Silva e Nelson Gonçalves, entre outros. Mas o pequeno Itamar gostava mesmo era quando o pai colocava na velha vitrola as emocionantes valsas de Bid e Marçal ou sintonizava no dial a mineirice de Milton Nascimento.
Depois de passar a infância ouvindo estas lendas, Itamar Carneiro deu continuidade ao processo de aprendizagem musical comprando sua primeira guitarra, aos 15 anos, e decidindo investir mais seriamente no projeto de se tornar músico.
Nesta época conheceu o guitarrista Sérgio Leão, com quem estudou durante cinco anos no Conservatório Padre José Maurício, e passou a ouvir Larry Coryell, Toninho Horta, para citar alguns. No tempo em que estudou com o talentoso Sérgio Leão, teve o privilégio de tocar, em audições e apresentações em teatros da região do ABC, temas de Cole Poter, Miles Davis, John Coltrane, Chico Buarque, Tom Jobim e Edu Lobo.
Após se formar no Conservatório, buscou aperfeiçoamento na FAAM, onde teve como professor o guitarrista Marcelo Gomes e na Fundação das Artes. Há três anos estuda com o virtuose Jorge Ervolini. Foi nos corredores da Fundação das Artes, importante centro de formação de músicos localizada no ABC Paulista, que nasceu o “Itamar Carneiro Jazz Quarteto” na estrada há cerca de três anos.

Sua formação é inspirada na velha e boa gig de jazz e conta com Itamar Carneiro na guitarra, Rodrigo Braga no piano, Fábio Freitas no baixo acústico e Guilherme Góes na bateria. Itamar é um daqueles músicos que aposta no aprendizado contínuo, no aperfeiçoamento diário e concentra suas energias nisso. Sua música aborda as coisas simples da vida como a amizade, natureza, a poesia presente nos detalhes que, às vezes, nos escapa aos olhos. É nas imagens do cotidiano que busca inspiração para suas composições e improvisos.

Saiba mais sobre o Itamar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário