terça-feira, 21 de julho de 2009

Glauber Plaça por Isaías di Roma

Foto por: Gisele Mendonça valemilpalavras.wordpress.com

“O Brasil é realmente um celeiro de grandes compositores”. Esta frase ufanista, batida, mas verdadeira, ganha novo sentido quando se ouve a música e a voz inconfundível do cantor e compositor Glauber Plaça.

Violonista autodidata, o paulistano Glauber contraria uma regra comum entre os que vivem de (ou para) a música: da infância lembra mesmo é das partidas de futebol disputadas em campinhos de terra batida e dos passeios de bicicleta nas ruas do bairro e só foi começar a se interessar por música bem mais tarde. Depois, também, não parou mais.
Após sua conversão em 93, num acampamento de jovens, lançou-se do corpo e alma no ministério e já fez de tudo um pouco: integrou grupos de louvor, participou de festivais (e ganhou), cantou em importantes projetos voltados para a música (Projeto Redenção, Sarau da Comuna, Fórum Nacional de Cristianismo Criativo, Nossa Música Brasileira, entre outros), se apresentou em feiras, eventos e programas de tevê, pôs o pé na estrada cantando e tocando em diversas cidades e estados e gravou Cds.

O primeiro deles, “Homens no Mar”, foi gravado em 2004 com convidados de primeira, entre eles Jica (percussionista do grupo Tarancon), Oswaldinho do Acordeon e Silvestre Kulhmann com suas violas, violões e cavaquinhos). Destaque para as canções “Homens do Mar”, “E por falar em línguas”, “Salmo Chorado”, “Xote coração”, para a produção correta de Omar Campos e para a arte gráfica, a cargo do artista plástico Anderson de Goes Monteiro.
Recentemente Glauber lançou “Outras Praias tão belo e poético quanto, a começar pelo encarte, arte pura, plenamente adequado ao conteúdo que contém 10 músicas de extremo bom gosto musical, forte conteúdo poético e bíblico. A produção do sempre competente João Alexandre enfatiza elementos culturais brasileiros e sons latinos (como o quena e o xarango) e é sem dúvida um trabalho pra se ouvir e divulgar aos quatro cantos.
Glauber é apaixonado por MPB e blues e sons brasileiros (o samba, a viola, os sons do campo) e busca um estilo musical mais intimista com base em voz e violão, letras reflexivas, buscando dar uma abordagem poética a textos bíblicos.
Saiba mais sobre o Glauber:

Nenhum comentário:

Postar um comentário