sexta-feira, 29 de julho de 2011

Semearte prova que rir ainda é o melhor remédio



“Alento em meio a dor, esperança em meio a desilusão, riso em meio ao choro, alegria em meio tristeza”. É baseado neste lema que a Cia de Teatro Semearte procura levar alegria, paz, conforto, atenção, carinho e principalmente amor, às crianças e adultos em teatros, escolas, creches, albergues, hospitais ou onde mais as portas se abrirem. A linguagem escolhida pelo grupo não podia ser mais apropriada: a dos clowns (palhaços)
O Semearte é fruto do grupo de jovens da Igreja Batista Central de São Bernardo do Campo, todos os vinte integrantes da trupe atual pertencem à igreja pastoreada pelo psicólogo Ronaldo Perini, que apoia o grupo em todas as instâncias. O engraçadíssimo Nenex dirige as produções, além de escrever e atuar na maioria dos esquetes e peças apresentadas. É dele a criação do personagem Dr. Nenex Hanschiclets, médico-clown que anima as salas de enfermarias dos hospitais acompanhado pela Drª Clara (Taís Laes), Dr. Saratudo (Samir Oliveira) e Gazita (Érica Santos), entre outros personagens. O grupo já rodou por diversas cidades de São Paulo e estados vizinhos apresentando esquetes hilários além de peças teatrais, entre elas Missão Quase Impossível, Filho Pródigo e A História de Jonas.
A Cia Semearte atua com ênfase no âmbito da ação social, mas acredita que toda ação voltada aos mais carentes não deveria ser algo louvável, passível de elogios. As atitudes neste sentido deveriam ser cotidianas e inerentes à nossa condição de seres humanos ou, no caso do grupo, de pessoas resgatadas por Deus. Nossos filhos deveriam ser ensinados na escola, como uma matéria comum. Seria algo comum aprender a praticar o bem sem importar a quem.
É baseado nestes princípios que a Cia de Teatro Semearte (Plantão da Bagunça) atua em locais como o Hospitais das Clinicas, Dix Amico S/A e Vila Mariana, orfanatos, escolas publicas, ONGs e teatros. O grupo também já realizou diversos trabalhos sociais em comunidades carentes e se envolveu em diversos projetos pelo Brasil afora, além de trabalhar na formação de grupos com mesma ação em Gravataí (Santa Catarina) Camaçari Bahia (Grupo Semearte), Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí (SOS Alegria), entre outros.
Em meio ao caos e ao egocentrismo exacerbado que impera em nossa sociedade, este grupo de jovens escolheu amar. O grupo acredita no amor não apenas como sentimento, mas como atitude. Nos nossos dias a maioria das pessoas deixa de fazer algo de bom ao próximo porque fica esperando algum tipo de sentimento que os impulsionem, que os mova. Mas sentimento, na grande maioria das vezes, é passageiro. Sentimento, seja ele qual for, passa. Sempre há um limite para ele. Amor é atitude e não sentimento. Foi por este motivo que a Cia de Teatro Semearte escolheu amar.

Um comentário: