quinta-feira, 28 de julho de 2011

Kol Brasilis: música vocal para ouvidos exigentes...


“Músico que ganha a vida trabalhando com sistemas, casado, dois filhos, amante dos livros, sonhador e especialista em projetos inconclusos”. O texto bem humorado que define o inquieto e irreverente Obadias de Deus em um dos sites mais populares da rede social que tomou a net de assalto, contrasta, de certa forma, com a seriedade com que este multi-instrumentista e músico amador desde os oito anos encara uma de suas maiores paixões: a música.
Obadias sempre atuou como músico na igreja, a maior parte do tempo com grupos corais e vocais. Durante muito tempo regeu um coral de vozes mistas e um coral jovem. Em 2004 resolveu encarar um desafio à altura do seu talento de arranjador: reuniu amigos de infância (egressos dos dois corais), tirou da gaveta arranjos vocais de composições próprias e criou o Kol Brasilis. A idéia deu certo de tal forma que o grupo resolveu registrar isso em um CD que está sendo gravado, muito lentamente, nesses últimos anos e, se tudo correr bem, será finalizado em um futuro próximo. (Eis um de seus projetos inconclusos...)
“Musica em mim” terá 15 músicas, boa parte delas compostas por Obadias e as outras por nomes de peso da música cristã contemporânea, entre eles Silvestre Kuhlmann, João Alexandre, Carlos Sider e Guilherme Kerr. Obadias é responsável, também, pelos arranjos vocais e o músico e produtor João Alexandre pelo suporte instrumental presente nas canções que não serão cantadas à capella.
Pra quem ainda não conhece o grupo, vale lembrar: não vá ouví-los na expectativa de encontrar um trabalho baseado no convencional, em arranjos à moda dos sertanejos que trabalham apenas em terças e quintas. As doze vozes que compõe o Kol Brasilis encantam porque conseguem explorar os recursos vocais na medida exata baseados na afinação, homogeneidade tímbrica, em harmonias sofisticadas e comandadas pela direção competente de Obadias de Deus.
Kol Brasilis mistura em sua essência o fato de ter nascido acima de tudo para professar a fé cristã (Kol em hebraico significa voz), mas sem deixar de lado o desejo de fazer música comprometida com sua terra e sua gente, daí o brasilis (Brasil em nossa língua mater). O grupo vocal Kol Brasilis é prova viva e concreta que o sonhador Obadias de Deus também é especialista em fazer música da melhor qualidade.

Um comentário:

  1. Parabéns Kol Brasilis.

    Pela excelente música. Meu irmão que mora em Vitória-ES me mandou um link de vocês. Foi quando tive primeiro contato. Fiquei admirado com o fantástico trabalho vocal...

    Tico
    twitter @ticouberlandia

    ResponderExcluir