sábado, 30 de julho de 2011

Gerson Borges comemora 20 anos de estrada no palco do Sarau da Comuna


O cantor e compositor Gerson Borges possuí, em doses generosas, uma destas raras combinações de talento, sensibilidade e carisma. Se isto não bastasse, é visível, nas canções que assina, seu compromisso com o ministério que abraçou. Dono de uma personalidade irrequieta e criativa, Gerson começou a tocar violão aos 9 anos, influenciando pelo pai, músico e poeta amador. Aos 13 já participava de festivais estudantis e aos 21 lançava De Manhã, seu primeiro LP.
Nestes 20 anos de carreira, completados em 2011, Gerson Borges coleciona uma série de trabalhos memoráveis, entre eles Povo de Deus, Povo Missionário (1998), produzido pela Igreja Batista da Borda do Campo e abrilhantado pelas presenças preciosas de amigos talentosos como Guilherme Kerr e Jorge Camargo. Em 2004 lançou Tua Presença Vai Me Transformar, junto com a Comunidade de Jesus de São Bernardo. O CD, repleto de sutilezas poéticas e foco na espiritualidade, teve o mérito de incorporar ao cancioneiro cristão, canções como A Glória de Deus é Compartilhar, A Minha Delícia e Salvador Maravilhoso, cantadas em diversas igrejas e comunidades.
Em seguida veio o festejado e impecável musical A Volta do Filho Pródigo (2006), que contou com participações de nomes importantes da música cristã contemporânea, como João Alexandre, Jorge Camargo, Josué Rodrigues e Tiago Vianna, entre outros, e a primorosa produção musical de João Alexandre. Baseado na obra de Henri Nouwen e Rembrandt, o musical passou por diversas cidades brasileiras e foi apresentado em igrejas nos EUA e na Universidade de Toronto, no Canadá. O último CD gravado com músicas inéditas, Nordestinamente (2009), traz canções que mesclam a melancolia do retirante, encontradas nas músicas de Luiz Gonzaga, com a alegria e as cores quentes do sertão nordestino e é uma homenagem à imensa riqueza da música e cultura deste nordeste brasileiro.
Para os fãs ávidos por novidades, uma ótima notícia: Gerson Borges acaba de finalizar seu mais novo trabalho, AoViVo@SomdoCéu, que vem marcar essas duas décadas dedicadas à Beleza e a Verdade, a uma música que procura casar poesia com teologia, estética com espiritualidade. AoViVo@SomdoCéu é uma celebração do início ao fim, canção por canção, convidado por convidado. E por falar neles, GB fez questão de ter alguns bons amigos por perto nesta noite especial. Passaram pelo palco do Som do Céu os amigos-parceiros Elly Aguiar, Tiago Vianna, Alann Marino e Denis Campos, além de Telo Borges (vencedor do Grammy, Clube da Esquina) e Carol Gualberto, com quem dividiu Ave do Norte, tendo ao piano a sofisticação harmônica de Fernando Merlino, pianista e arranjador carioca (Chico Buarque, Jane Duboc, Leni Andrade, Joyce, entre outros nomes da MPB). O público presente acompanhou o lirismo, a força e, ao mesmo tempo, as sutilezas de interpretação do canto e do violão de Gerson Borges, apoiado pela competente banda formada por Marcio Teixeira (bateria, percussão e direção musical), Cássio Coutinho (piano e teclados), Ozeas Miranda (baixo) e Daniel Brito (sax).
Gravado ao vivo no Acampamento da MPC, no lendário Som do Céu , o CD promete agradar fãs de ontem e de hoje e traz, além de canções que marcaram estes 20 anos de caminhada, três músicas inéditas: Alhambra, parceria com o poeta catarinense Gladir Cabral, a meditação bossa-nova de Canção Para o Tempo que Passa, marcada pelo belo solo de trompete de José Arimatéa e o duo com Telo Borges, na pungente Luz do Teu Olhar. Os muitos amigos que construiu em sua trajetória e os amantes da boa música brasileira e cristã ficam na torcida para que os próximos 20 anos da história musical de Gerson Borges sejam tão profícuos e relevantes quanto os que ficaram para traz.

2 comentários:

  1. Que gostoso poder ler o trabalho de gente que so de ouvir falar(infelizmente nao conheço Gerson pessoalmente) ja podemos concluir que sim exalta o Grande, Majestoso e Poderoso Deus em tudo que faz, e acima de tudo, pode ser exemplo para os jovens que ai estao chegando com o mesmo ritmo e resgatando na musica mensagens em formas de poemas, salmos e vida. Parabéns pelo trabalho bonito que resume os 20 anos de trajetória.
    Meu 'desejo' e que possamos ouvir e continuar vendo projetos sendo desenvolvidos e realizados pelo menos para no minimo os próximos 50 anos, e chegando la, veremos gerações e gerações mais e mais transformadas, sabias e contribuindo para a nossa sociedade, com propósitos claros e óbvios dirigidos pelo nosso Maravilhoso Pai.

    ResponderExcluir
  2. Oi gente, vamos começar a nos preparar para a versão 2013 do SARAU?
    Contem comigo.

    Bj

    ResponderExcluir